PILARES
PILARES
CRICIÚMA
OUTUBRO - 2013
LOCEMAR SATIRO MACHADO
TIMÓTEO GRUBERT
DEIVID MACHADO
SANDRO
RENATO PEREIRA VIEIRA
JOABE PEREIRA CAETANO
PILARES
Trabalho apresentado a Professora Cíntia Dal Ponte
Da disciplina Desenho Estrutural
Da turma 1º Módulo,
Do Curso Técnico em Edificações
Escola Técnica Abílio Paulo (CEDUP)
Criciúma – 08/10/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO p.4
2. PILARES DE MADEIRA p. 5
3. PILARES PRÉ – MOLDADOS p. 7
4. MOLDADO IN LOCO p. 10
5. CONCLUSÃO p. 12
6. BIBLIOGRAFIA p. 13
1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade demonstrar o que são e para que servem os diferentes tipos de pilares usados na construção civil e expor quais vantagens e desvantagens de cada um deles. Pilares são “elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes “(NBR 6118/3 item 14.1.1.2).
Os mesmos tem por função absorver as cargas verticais que atuam sobre um pavimento (teto ou piso), não esquecendo o peso próprio dos pilares.
2 – PILARES DE MADEIRA
A madeira é um dos materiais estruturais mais antigos utilizados pelo homem em edificações. Acrescente-se ainda o fato da madeira possuir um vasto campo de aplicação em construções, como por exemplo, pontes, residências, igrejas, passarelas, curtumes, cimbramento e em edificações inseridas em ambientes altamente corrosivos, etc. Apesar da madeira ter qualidades estruturais bastante apreciáveis, ainda há muito preconceito em relação a sua utilização como material estrutural. Em grande parte devido à falta de conhecimento adequado a respeito deste material, da falta de projetos específicos, assim