Pilar
Pilar
Elemento estrutural vertical de concreto, madeira, pedra ou alvenaria. Quando é circular, recebe o nome de coluna.
Usado normalmente para receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar. Na engenharia estrutural os pilares em concreto armado, são dimensionados a resistir a compressão e a flambagem. O concreto apesar de praticamente não resistir a esforços de tração, resiste razoavelmente bem a compressão, sendo que em várias oportunidades, como em residências e edificação pequenas, os pilares são armados com a ferragem mínima exigida pelas normas.
Devido à modulação-padrão das fôrmas modulares metálicas, nem sempre é possível acertar a altura do pilar com a altura da fôrma, sendo assim necessário complementos em madeiras; estes baixam a produtividade e encarecem a sua execução. Para evitar esses complementos é indicada a execução dos pilares solteiros, que significa a concretagem e desforma dos pilares antes da realização do escoramento e da concretagem das vigas e lajes. Esse sistema, além de permitir, o uso de fôrmas passantes à altura do pilar, também permite o uso de menos jogos de fôrmas, possibilitando um maior remanejamento e consequentemente maior economia.
1
25/02/2014
Pilares circulares não são facilmente encontrados nos projetos, já que os pilares quadrados ou retangulares são dominantes em praticamente todas as obras residenciais e industriais. As fôrmas para pilares circulares geram maior mão-de-obra na execução e dificultam o remanejamento quando não há padronização dos diâmetros. Geralmente são confeccionados com compensados de 8mm, para permitir a curvatura da chapa, e estruturadas com sarrafos na vertical ligados através de pregos ao compensado e travados com gravatas horizontais recortadas conforme diâmetro do pilar (cambota).
O pilar contra parede