Pilar
Pilar é um elemento estrutural geralmente vertical (em algumas situações pode ser inclinado) e recebe ações predominantemente de compressão.
Pode, portanto, estar submetido à compressão composta normal ou oblíqua. São elementos de grande importância estrutural, pois recebem cargas das vigas ou lajes e as conduzem para as fundações.
A NBR 6118:2014 define pilares como elementos lineares de eixo reto, usualmente disposto na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes.
Os Pilares tem forma prismática ou cilíndrica (usualmente com seção transversal quadrada, retangular ou circular), sendo uma das dimensões (comprimento) bem maior que as outras duas; são tratados como elementos lineares e, geralmente, isolados.
Objetivo:
Para um excelente dimensionamento de um pilar, é necessário o estudo das normas regulamentadoras que servirá de base teórica para o calculo dos pilares.
Com isso nosso trabalho tem como objetivo o aprendizado das normas técnicas regulamentadoras necessárias para o dimensionamento de pilares em nosso país assim como aprender a dimensionar um pilar.
Requisitos de qualidade das estruturas:
A NBR 6118/14 propõe requisitos gerais de qualidade, são eles: Capacidade resistente, desempenho em serviço e durabilidade.
Capacidade resistente consiste basicamente na segurança à ruina da estrutura;
Desempenho em serviço consiste na capacidade da estrutura manter-se em condições plenas de utilização, não devendo apresentar danos decorrentes de fissuração, deformações, vibrações excessivas, etc., que comprometam em parte ou totalmente o uso para o qual foram projetadas;
Durabilidade consiste na capacidade da estrutura resistir às influências ambientais previstas durante o período correspondente à sua vida útil. Um dos fatores importantes que influem na durabilidade das estruturas de concreto armado é a qualidade do concreto utilizado, bem como a espessura do cobrimento da armadura.