Desaguamento aula III
Professor: Rodolfo Duarte
Filtragem
A
filtração é importante fase do processamento industrial em praticamente todos os campos de produção de materiais. A operação de filtragem é definida como a operação de separação de sólidos contidos numa polpa onde a fase líquida, denominado filtrado, é forçada a passar através de um meio poroso, também chamado meio filtrante, enquanto que a fase sólida, chamada torta da filtração, forma uma camada sobre a superfície do meio poroso.
Filtragem
Na indústria mineral verifica-se larga utilização de operação de filtração tanto para a recuperação de sólidos como para a obtenção de líquidos clarificados, ou ambos os casos, em função do valor econômico destes materiais. A operação de filtração pode ser contínua ou intermitente.
Equipamentos de
Filtração
Os filtros de torta operam sob carga hidrostática, ou sob pressão fornecida por uma bomba de vácuo. Esses filtros podem ser do tipo de pressão ou vácuo, intermitentes ou contínuos. Os filtros de pressão tipo prensa em batelada e os filtros contínuos a vácuo são os de maior uso nas usinas de tratamento de minerais. Por este motivo, as considerações apresentadas se limitarão a estes dois tipos de filtros.
Filtro de Pressão
Denominam-se filtros de pressão, aqueles que operam sob pressão maior que a atmosférica. A pressão de operação imposta por uma bomba de êmbolo, diafragma, parafuso ou ainda por corrente proveniente de um reator pressurizado. Até alguns anos atrás os filtros de pressão eram quase integralmente de operação intermitente, ou em batelada. Atualmente existem filtros de pressão em operação contínua. Com a automação dos últimos anos filtros de pressão em batelada têm tornado a operação mais rápida, eficiente e segura, fatores que tem aumentado a preferência por esses tipos de filtros.
Filtro de Pressão
Filtro Prensa
É o modelo mais simples de filtros de pressão e o de maior utilização industrial.
Trata-se de um conjunto alternado de quadro ocos onde a