Pilares
Esta apostila tem o objetivo de servir como notas de aula na disciplina
1309 – Estruturas de Concreto II, do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia, da
Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Bauru/SP.
O texto apresenta parte das prescrições contidas na nova NBR 6118/2003 (“Projeto de estruturas de concreto – Procedimento” – versão corrigida) para o dimensionamento de pilares de concreto armado. O dimensionamento dos pilares é feito com base nos métodos do pilar padrão com curvatura e rigidez aproximadas. Outros métodos mais exatos e aqueles simplificados constantes da norma não são apresentados. Ainda, são estudados os pilares de seção retangular e de nós fixos (contraventados), com índice de esbeltez até 90.
A apresentação do dimensionamento dos pilares é feita em função da classificação usual dos pilares, ou seja, pilares intermediários, de extremidade e de canto. Vários exemplos numéricos estão apresentados para cada um deles.
Os itens 2 e 3, “Requisitos de Qualidade das Estruturas” e “Cobrimento da Armadura” não são específicos dos pilares, porém, foram inseridos na apostila porque são importantes no projeto das estruturas de concreto (especialmente o cobrimento) e contém alterações em relação à versão anterior da norma.
No item 4 - “Conceitos Iniciais” - são apresentadas algumas informações básicas iniciais e os conceitos relativos ao chamado “Pilar Padrão”, cujo modelo é utilizado pela NBR 6118/03 para a determinação aproximada dos momentos fletores de segunda ordem.
Por último são apresentados exemplos numéricos de dimensionamento de pilares de um edifício baixo e com planta de fôrma simples.
A apostila é uma versão inicial do estudo dos pilares de concreto armado, que não esgota todas as informações. Por isso, o aprendizado deve ser complementado com o estudo dos textos sugeridos nas Referências Bibliográficas, entre outras publicações. Em versões posteriores serão acrescentadas novas