Criatividade
CURSO: Arte em Educação e Saúde
DISCIPLINA: Criatividade
ALUNO(A): Ana Adriana de Britto
MATRÍCULA: 52212
NÚCLEO REGIONAL: Rio de Janeiro
DATA: 15_/_02__/_2013___
QUESTÃO 1: Dentro das 15 características da personalidade criativa, apontadas por WECHSLER, enumere as 05 que você considera mais relevante na composição do perfil do educador. Justifique suas escolhas:
Indicação da página do módulo onde este assunto é apresentado: 40, 45, 47, 49 e 50
Indicar referências de pesquisa complementar (livros: bibliografia e sites: endereço eletrônico) – OPCIONAL:
Resposta (com as suas palavras):
Selecionei 5 princíios e os enumerei de acordo com a sequência que entendi ser a mais interessante para mim:
1- Confiança em si mesmo e destino criativo: Para qualquer ato intencional o primeiro passo é a confiança em si mesmo. A pessoa que confia em si é capaz de assumir riscos, de “saltar no abismo de mãos vazias” sabendo que será capaz de encontrar soluções para os obstáculos que possam surgir durante o caminho rumo ao destino que imaginou para si.
2- Abertura para novas experiências, independenci de julgamentos e inconformismo: Quando estamos livres de preconceitos, de idéias pré concebidas estamos livres para ser o que somos e permitir aos outros serem o que são abrindo portas para o novo, possibilitando o desenvolvimento criativo. Olhar para o que existe e aceitar ou não aceitar serão atitudes que teremos a partir de nós mesmos, sendo observadores que evitam, naturalmente, o conformismo; é o “sentir” que falará mais alto.
3- Sensibilidade interna e externa: Para que o fluxo criativo aconteça é muito importante o desenvolvimento da sensibilidade interna e externa e isso pode acontecer quando estamos plenamente no momento presente, observando as sensações e emoções que temos durantes às nossas experiências, “em tempo real”. Essas observações provocarão reações que se transformarão em atitudes, através das emoções