Criatividade
O presente estudo aponta conceitos sobre a criatividade e inovação dentro da enfermagem, apontando seus principais métodos, baseado em teorias práticas para o desenvolvimento das mesmas dentro da profissão. Apresentaremos um estudo visando aprimorar a visão dos profissionais para a criatividade.
"A criatividade é um processo, qualquer ato, ideia ou produto que modifica um campo que já existe e o transforma em um novo."
CRIATIVIDADE
No desenvolvimento das definições do termo criatividade percebe-se que criatividade é o ato de criar: tirar do nada, transformar, educar, gerar, inventar, produzir, cultivar, instituir, fundar. Essas são as definições que constam nos dicionários da língua portuguesa. A questão da criatividade precisa ser mais bem entendida. Criatividade não é sinônimo de inventar coisas desrespeitando normas, em que cada um faz o que der vontade. Criar não é coisa de quem não planeja. A criatividade precisa ser contextualizada através um olhar atento aos objetivos organizacionais. A criatividade não é negar o pensamento racional, mas sim, partir dele para construir novas equações para os problemas e suas soluções. É ela que potencializa a inteligência inaugurando novas maneiras de pensar o mesmo e às vezes, velho problema. A enfermagem é uma profissão voltada para a ação do cuidar. A atividade do cuidar surge da sensibilidade frente às trocas com o outro e das condições naturais da capacidade do ser humano em criar novas situações, ou seja, as inovações e as mudanças a serem instituídas no cuidado. Nesse âmbito o enfermeiro é muito criativo, pois procura soluções criativas de acordo com cada situação vivenciada do cuidar. Assim o uso criativo e imaginativo do conhecimento encontra na enfermagem várias formas de expressão, pois o ato de cuidar é perceber o todo, é enxergar de uma forma global, criativa, criadora, cuidadora, tão bem caracterizado em uma das cartas que