Relatório De Física - Equilíbrio
Estudar o movimento de um corpo sob a ação de uma força constante na ausência de atrito.
Através do experimento determinar a ação gravitacional no local.
Comprovar a segunda lei de newton.
Material
Trilho de ar;
Cronometro eletrônico digital;
Gerador de ar;
Fotossensores;
Massas aferidas.
Introdução
Também chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica, esta lei, a segunda de três, foi estabelecida por Sir Isaac Newton ao estudar a causa dos movimentos. Esse princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for a força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
A resultante das forças aplicadas sobre um ponto material é igual ao produto da sua massa pela aceleração adquirida e é representada pela seguinte equação: (eq-1)
Neste experimento, estudaremos o movimento de um carrinho de massa M sobre um plano horizontal(trilho de ar) preso a um fio que sustenta um peso de massa conhecida, m, (Figura 1).
Figura1-Descrição do movimento uniformemente variado.
Considerando as forças que atuam sobre os corpos de massa e fazendo uso da 2ª Lei de Newton, podemosescrever:
Conclusão
A partir da análise dos resultados obtidos no experimento, conclui-se que o trilho de ar minimiza as forças de atrito. Mas no entanto, ao desconsiderarmos totalmente a força de atrito, a resistência do ar e outras possíveis forças atuantes (peso do fio, atrito da roldana entre outros), o modulo da aceleração da gravidade obtido ficou fora dos padrões que teoricamente existem no local, ou seja, o experimento foi mal sucedido.