Projeto Cine Leitura
Professores responsáveis: Marlene de Almeida e Silva / Tatiana Hakme
Disciplina: Sala de Leitura
Público alvo: alunos do Ensino Médio
Justificativa
Não é nenhuma novidade que a educação exerce um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas, pois vivemos na era da informação e do conhecimento, uma era marcada pela competição e pelo desenvolvimento científico, cabendo à escola a função de formar cidadãos para o novo conceito de sociedade que essas relações implicam.
Podemos ver através das diferentes leituras de um texto que a inserção da tecnologia na sala de aula se faz uma linguagem cada vez mais presente, o que nos leva a crer que a escola necessita de uma estratégia para poder desmistificar esta presença, já que os alunos tiveram contato com a tecnologia muito antes de chegarem à escola.
É um ponto comum entre os alunos: a fascinação pelo mundo da imagem, desde a televisão, passando pelo vídeo-game até chegar ao cinema. Então, por que não unir imagem e letra? Ou melhor: por que não usar o cinema para ampliar a relação com a literatura?
É neste quadro que o ensino-aprendizagem do cinema e da linguagem cinematográfica tem pertinência, permitindo vitalizar a aquisição de conhecimentos, potencializar formas de expressão, desenvolver o juízo crítico (RIBEIRO, 2002).
Vale ressaltar, no entanto, que mesmo com o uso das tecnologias, é a leitura que, num primeiro momento, está ligada a emissão sonora do texto e é por meio dela que o indivíduo pensa o mundo de uma forma muito pessoal, tornando-se capaz de escolher o melhor para o seu crescimento e a sua natureza.
Após análises de relatórios da Sala de Leitura, avaliações diagnósticas e indicadores de rendimento, foi possível perceber que os alunos do Ensino Médio desta Unidade de Ensino encontram alguma dificuldade na interpretação de leitura de imagens e ainda frequentam timidamente a Sala de Leitura. Portanto, tendo em vista esses resultados e suas implicações, este projeto busca