PROJETO
Casa da Criança Santa Olímpia /SP
Apresentação da Entidade
Entidade sem fins lucrativos, que desde 1950, atua nas áreas de educação e assistência social com crianças e adolescentes.
A Congregação das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda atuava no Brasil, desde 1946, através da caridade, prestando auxílio às famílias e crianças desamparadas. A demanda e o trabalho cresceram, exigindo uma melhor organização das atividades dos colégios, orfanatos, asilos, creches e hospitais, além de necessidade maior de recursos para ampliação dos atendimentos. Em 1950, dez irmãs se reuniram e fundaram a Sociedade Bem Aventurada Imelda, com o objetivo de melhor gerir, ampliar e angariar recursos para as atividades de educação e assistência social, separando a atuação civil da atuação religiosa.
Com essa iniciativa, foi possível implantar uma organização administrativa mais adequada às necessidades dos projetos, conseguir maior apoio e recursos da sociedade civil e setor público para assim melhorar e ampliar as obras sociais.
Hoje, a entidade está presente em São Paulo (SP), Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Cornélio Procópio (PR), com 6(seis) unidades e mais de 1.200 crianças e adolescentes em atendimentos de educação e assistência social.
Missão
Assistir as crianças e adolescentes no âmbito social, educacional e espiritual, através do oferecimento da educação infantil, ensino fundamental e médio, da promoção de atividades culturais e realização de obras de promoção humana, beneficente, filantrópica e de assistência social.
Panorama Histórico
O bairro do Peruche foi fundado em 1935, possui função urbana residencial e altos índices de violência associada ao narcotráfico.
A região é altamente povoada, com perfil de classe econômica médio-baixa; rendimento familiar insuficiente para suprir as necessidades básicas (média de 1,5 salários mínimos); nível de escolaridade baixo e com índice alto de analfabetismo; alto desemprego ou ausência de vínculos