Quimica
Nesse trabalho vamos falar das Separações de Misturas Homogêneas e as Misturas Heterogêneas.
- Homogêneas
Processos de separação: Como na mistura homogênea é difícil afirmar com exatidão quantos são seus componentes, são usadas algumas informações como solubilidade e ponto de fusão para separá-los.
Destilação simples: Usada para separar sólidos dissolvidos em líquidos. Feita em laboratório, é uma separação completa onde não se perde nenhum dos componentes envolvidos. Ex: água e cloreto de sódio.
Destilação fracionada: Separa líquidos miscíveis que tenham pontos de fusão um pouco distantes. Ex: água e álcool, petróleo e cana-de-açúcar.
Cristalização e evaporação: separação entre sólidos e líquidos onde há mais de um sólido dissolvido. Processo semelhante aos anteriores e também é feito em laboratório. Ex: água do mar (mistura de água, cloreto de sódio e outros sais).
Fusão fracionada: Processo onde se separa um sólido de outro. Consiste em aquecer sólidos com pontos de fusão diferentes, assim o que tem menor ponto de fusão derreterá e será possível separá-lo do outro material ainda sólido.
Liquefação fracionada: separa gases com pontos de fusão diferentes. Nesse processo um dos gases se liquefaz primeiro, podendo assim ser separado do outro gás.
Extração por solventes: Consiste em adicionar água para separar os componentes da mistura. É usado para separar gasolina e álcool, por exemplo, onde a água fará com que a gasolina se separe do álcool, e este poderá ser separado da água com uma destilação fracionada.
Cromatografia: técnica usada para separação de sólidos que isola e separa seus componentes através de suas cores.
- Heterogêneos
Processos de separação :Nesse caso em que há apenas uma fase e mesmo assim são classificados como uma mistura heterogênea
Filtração: processo onde uma parede porosa retém o sólido e o separa do líquido. Ex: café coado.
Ventilação: separa sólidos de densidades diferentes que estão imersos através de uma