Escola, curriculo e sociedade
Disciplina: Escola Currículo e Sociedade
Texto: “O currículo uma reflexão sobre a prática” de J.Gimeno Sacristán
O trabalho consiste na leitura e resumo de cada um dos oitos âmbitos, ou seja os oito sistemas mencionados no texto nas paginas 23 a 26 do capítulo I.
1 - O âmbito da atividade político-administrativa.
A educação administrativa tem grande influência política, limitando não só os profissionais da área como os professores mais também os alunos.
O currículo é visto como uma pratica prescrita como obrigatória na educação por seu alto poder de intervenção, podendo assim ocorrer o esquecimento do papel dos outros agentes talvez mais decisivos.
É importante ressaltar que as este âmbito de decisões deixa bem evidente os determinantes exteriores do currículo.
O currículo acaba que sendo imposto e não democraticamente estabelecido.
2 - O subsistema de participação e de controle.
O subsistema, ou seja, o controlador do currículo e de recursos a serem utilizados, como no campo jurídico devido a tradição administrativa de cada contexto ,funções desempenhadas pela própria burocracia administrativa e seus subjacentes.
O sistema nos esclarece as divisões de entendermos o currículo como uma divisão de poderes, se tornando um campo político e não pedagógico cultural.
3 - A ordenação do sistema educativo.
O sistema educativo é marcado pela estrutura de níveis, ciclos educativos, modalidades ou especialidades de forma ordenada, caracterizando, portanto a progressão dos alunos, sua função baseia-se na regulação de cada período de escolaridade.
Acultura também é um fator influente depende de cada nível do sistema , se tornando mais um caminho da intervenção política – administrativa do sistema.
4 - O sistema de produção de meios.
Os meios seriam os currículos que se baseia em materiais didáticos e livros-texto.Consequentemente práticas economias de