Psicologia da Educação,Educação, Sociedade e Praxis Educativa; Políticas Públicas na Educação Básica; Teorias e Práticas do Curriculo, Prática Pedagógica Interdisciplinar: escola e sociedade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO............................................................................................................10
REFERÊNCIAS............................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Fatos importantes sobre o desenvolvimento da educação, mediante as diferenças das escolas privadas e públicas. Mostrando o ensino como uma totalidade, e suas diferenças, mais sempre com um mesmo propósito “ a aprendizagem”.
2 Desenvolvimento
Vivemos em um tempo histórico de grandes transformações, inovações cientificas e tecnológicas de toda ordem que nos surpreendem a cada dia e trazem como conseqüência, mudanças profundas na economia e nas estruturas sociais. Uma nova ordem mundial se instala e é a educação, em especial, quem deverá responder as crescentes necessidades e aos novos desafios criados por esta nova realidade.
Este é notoriamente um tempo de novas exigências sociais; a arte de “viver junto” é um imperativo e educar para a cidadania um pressuposto básico.
Enfrentamos, portanto um grande desafio na educação: a construção, ou mais precisamente, a reconstrução de comunidades humanas em contraposição á massificação e ao individualismo, características dessa primeira geração de tecnologias da informação e da comunicação. Uma nova comunidade humana começa a recuperar a idéia de interação (em redes) bem como o valor das relações de vizinhanças (virtual).
A sociedade cognitiva assentada na ética da partilha do conhecimento e em fenômenos de cognição que brotam de ralações interpessoais sem fronteiras, que se tornam possíveis pela globalização do planeta, afigura-se favorável ao alastramento de valores pós materialistas. Eis ai o espaço que pretendemos ocupar como educadores.
Educar sempre