Administração
O assunto muitas vezes determina a estrutura do parágrafo. Os tipos de parágrafos usados na composição do texto possuem princípios estruturais. Dentre eles, temos os parágrafos de: introdução, exemplificação, comparação e contraste, repetição de ideias, definição, causa-e-efeito, eliminação de alternativas, analogia, classificação e divisão, processo mecânico, descrição, ordem espacial, narração, dissertação, métodos combinados e conclusão.
Introdução – o parágrafo introdutório delimita o assunto da informação ou opinião. Requer um tema (o que?) e o tipo de leitor (para quem?), estabelecendo um período tópico forte e claro. Algumas maneiras interessantes de começar o parágrafo introdutório: (i) narração de uma anedota ou fábula; (ii) citação; (iii) pergunta; (iv) estatística; (v) definição sofisticada de um termo; (vi) oposição rápida; (vii) fato recente.
Exemplificação – o exemplo ou ilustração transmite com mais vivacidade o pensamento. Parte da apresentação do geral (classe ou categoria) para o particular (exemplos), prestando maiores esclarecimentos. Os exemplos podem usar conectivos como: por exemplo, a saber, tais como.
Comparação e contraste – usado para mostrar as semelhanças ou diferenças entre dois assuntos. Após sem enunciado o período tópico, o parágrafo pode ser desenvolvido comparando aspecto por aspecto dos assuntos; como também, ser desenvolvido primeiro um assunto (primeira metade do parágrafo), para depois tratar do outro assunto (segunda metade do parágrafo).
Repetição de ideias – utilizado no parágrafo para dar ênfase e clarificar a ideia central, elaboradas por meio de frases originais e com palavras novas.
Definição – método bastante utilizado para explicar o que uma coisa é ou o que um nome significa. A definição pode ser: (i) formal, colocando o termo dentro de uma classe ou família e depois recebendo características próprias; (ii) etimológica, explicando o