Escola, curriculo e sociedade - olhares para a pobreza - resumo
ANÁLISE DO TEXTO
Olhares para pobreza - Paulo Camargo – Revista Educação
Diante da questão da pobreza nosso país ainda precisa lidar com esse fato que infelizmente atinge muitas famílias, no nosso país. Isso é a realidade de muitas crianças e adolescentes hoje matriculados nas instituições publicas de ensino, levando a uma porção de indagações por parte dos docentes de qual maneira lidar com esse problema.
Não necessariamente um aluno tem problemas de aprendizado devido a sua situação econômica, mais no contexto geral dessa parcela da população, a maioria dos alunos desse grupo tem alem da falta de oportunidade econômica, desagregação familiar gerando um circulo que se fecha e não muda.
Diante disso encontramos professores que ainda não sabem lidar com esse tipo de aluno. Com isso a intenção de proporcionar um ensino diferenciado acaba por gerar uma saia justa diante da sala, devido o poder aquisitivo dos alunos e seus pais.
Portanto o incentivo dos governantes para essa parcela da população é importante, programas sociais que incentivam o estudo, transporte, alimentação; são de ordem obrigatória para que esses números alarmantes se modifiquem.
Quanto ao currículo na formação, pouco se ensina o que realmente acontece na pratica dentro das escolas.
Nas universidades estudiosos, fornecem a teoria da maneira que deveria ser as escolas e alunos que encontraremos, mas na verdade o que encontraremos muitas vezes são escolas sem estrutura, professores sem conhecimento pra lidar com situações de extrema miséria, alunos com altíssimos graus de deficiência para aprender.
E dessa forma estão criando uma geração de alunos com baixa autoestima, que logo abandonam a escola porque não sabem ler ou escrever. E vendo essa situação estamos ajudando em que o nosso país?
A política publica de ensino é bem elaboradas, porem falta o jeito para coloca-las em prática em determinadas regiões, infelizmente nosso pais é grande com diversas