Sínteses: o currículo e os desafios da sociedade; conceitos de currículo; objetivos do currículo através dos tempos
O currículo e os desafios da sociedade
O currículo assim como a escola sofre influência das transformações da sociedade no qual está inserido. É a sociedade que devemos conhecer antes mesmo do currículo pois, é ela que o currículo vai atender, o currículo está vinculado ao contexto social e vice-versa.
Há também uma relação entre o currículo e a política, já que ele está comprometido com relações de poder, principalmente ao transmitir visões sociais particulares.
As mudanças políticas, culturais, econômicas e sociais, causam impacto na educação, e diante disso é necessário que seja feita uma reflexão sobre que espécie de currículo as escolas devem ter para enfrentar os desafios dos novos tempos. Como exemplo, ainda na educação há currículos sustentam a modernidade e nem sempre condizem com a evolução da pós- modernidade.
Questionar o currículo é debater a perspectiva de mundo e do ser humano,os temas sociais devem ser parte do currículo e não desvinculado. Hoje na pós modernidade encontramos temas sociais como: saúde, ética, cidadania, sustentabilidade ambiental,a pluralidade cultural,à desigualdade social, às novas tecnologias dentre outros.
O currículo deve ser entendido como prática social concreta, e contextualizado, tanto no âmbito estrutural quanto no sociocultural.
O currículo deve valorizar uma aprendizagem significativa em vez de uma aprendizagem decorada, o currículo da escola não tem acompanhado as mudanças da sociedade, seguindo então os mesmos moldes que tinham no século XIX, é preciso mudar o currículo e isso implica em rever a própria função da escola na sociedade atual.
Conceitos de currículo
Na penúltima década do século XVI, a palavra curriculum era usada para designar o conjunto de assuntos estudados pelos alunos ao longo de um curso. Os diferentes conceitos de currículo evoluíram e variavam