Relaório de resistores
1113 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Engenharia de ComputaçãoMedidas Elétricas (Lei das Malhas)
Feira de Santana
2012 1. RESUMO Este relatório tem como base um experimento, realizado no laboratóio de Física 3 da UEFS, envolvendo resistores com o objetivo de entender o princípio básico de funcionamento de um voltímetro, realizar medidas de voltagem com o voltímetro e avaliar o erro na medida, avaliar o efeito da resistência interna dos voltímetros nas medições e montar circuitos elétricos básicos.
2. INTRODUÇÃO A maioria dos voltímetros mede a voltagem através de uma medida de corrente. Este tipo de voltímetro comporta-se eletricamente como um resistor de resistência r (chamada resistência interna do voltímetro). A voltagem aplicada nos terminais "COM" e "V" provoca então uma corrente (i=V/r) no voltímetro, cujo valor é registrado por um medidor de corrente chamado galvanômetro e que compreende a peça principal do voltímetro. O galvanômetro usa geralmente o fato que uma corrente elétrica numa espira condutora, em presença de um campo magnético, resulta num torque sobre a espira. Num galvanômetro este torque é mostrado como deflexão de um ponteiro, usando a lei de Hook com uma mola acoplada no condutor. Este tipo de voltímetro é chamado voltímetro analógico. Atualmente grande parte dos voltímetros utilizados em laboratório são digitais. Esses instrumentos funcionam com base na comparação da voltagem de entrada com padrões de voltagens internas. Para obter uma boa medida de voltagem precisamos de um voltímetro cuja resistência interna seja muito maior que as resistências típicas do circuito. Para se construir um bom voltímetro deve-se usar um galvanômetro bem sensível, capaz de registrar correntes bem baixas e ligar em série com este galvanômetro uma resistência R bem alta.
3. DESENVOLVIMENTO 3.1. Discussão Teórica ● Resistência Elétrica A resistência elétrica é uma propriedade que os materiais em geral têm, de dificultar o movimento dos