Síntese reflexiva das aprendizagens alcançadas
O Tema do presente estudo “síntese Reflexiva das Aprendizagens Alcançadas estudando nesse semestre” consiste na reflexão dos conhecimentos adquiridos, fazendo uma ligação entre as disciplinas deste semestre com o tema gerador que é a gestão na prática docente.
Tem como respaldo teórico, vários doutrinadores, em especial, Carlos Roberto Jamil Cury, Demerval Saviane, José Carlos Libâneo e o escritor James C. Hunter, autor do livro “O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança”. O método utilizado é o de pesquisa bibliográfica qualitativa, de forma a estabelecer uma organização coerente de idéias originadas de bibliografia de autores consagrados.
Assim, inicia-se com os conceitos de poder e sua classificação, de gestor e a forma de liderar, bem como do pedagogo e a importância da gestão na prática docente. No segundo capítulo, aborda as disciplinas estudadas, fazendo um elo do conhecimento adquirido por meio delas com a gestão. Fazer essa reflexão será importante, pois proporcionará um diálogo entre o grupo, aprimorando a habilidade em desenvolver trabalhos em conjunto, oportunidade que um poderá aprender com o outro e saber respeitar a opinião do próximo.
CAPÍTULO I – O pedagogo e a importância da gestão na prática docente.
1. O Poder e suas divisões.
A palavra “poder” possui inúmeras definições. De acordo com o dicionário Aurélio, poder significa: “direito de deliberar, agir e mandar (...) autoridade, soberania e império (...) domínio, influência e força”. Assim, o seu uso em cada situação concreta, depende das circunstancias, como também, da distribuição do poder entre líder e liderado.
Nesse diapasão, Poder é o que distingue a posição de gestão. Existem nove tipos de poder que levam um gestor a ter seguidores, seja de forma positiva seja de forma negativa: Poder de Recompensa, Poder legítimo, Poder de Referência ou Poder baseado em Princípios, Poder Especialista, Poder Coercitivo, Poder