Pedagogia
Bullying são atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo, o termo vem do inglês. Podem ser exercidas por um ou mais indivíduos e são capazes de causar dores, angústia, e tem o objetivo de intimidar ou agredir a outra.O bullying geralmente é feito contra alguém que muitas vezes não consegue se defender e não entende os motivos daquela agressão gratuita. A vitima geralmente teme os agressores, por ser violentada física ou sexualmente e, é no isolamento social que procura sua segurança. pessoa.O bullying geralmente acontece onde há uma supervisão de adultos insignificante ou até mesmo não existe. As pessoas que testemunham o bullying geralmente são colegas, alunos de uma escola,colegas de trabalho, vizinhos, por exemplo, silenciam por medo de serem as próximas vitimas ficando sentindo muito medo e ansiedade.O bullying no Brasil é traduzido como o ato de bulir, mexer, tocar, bater, soquear, zombar, caçoar, tripudiar, ridicularizar, colocar apelidos jocosos, colocar em dúvida a masculinidade ou feminilidade da vítima são as práticas mais comuns.
Como se percebe que a pessoa estar sofrendo bullying?
Alguns sintomas são observados em alunos vitimas do bullying,como o disturbio do sono, problemas de estômago,transtornos alimentares, irritabilidade, depressão, transtornos de ansiedade, pensamentos destrutivos, como desejo de morrer, entre outros.
As caracteristicas do bullying
O bullying envolve ações que retratam tipos específicos de violências, como:
Violência física – empurrar, socar, chutar, bater, beliscar;
Violência verbal – apelidar, xingar, insultar, zoar;
Violência material – destroçar, estragar, furtar, roubar;
Violência moral - difamar, disseminar rumores, caluniar;
Violência psicológica - ignorar, excluir, isolar, perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, tiranizar, chantagear, manipular, ameaçar, discriminar, ridicularizar;
As Prevenções
Dentro do quadro