entrevista ludica
Freud e o caso Hans: através desse caso Freud compreendeu as neuroses infantis e seu papel na organização da neurose dos adultos. Esse caso deu a Freud, a oportunidade de fazer bem mais do que confirmar certas hipóteses sobre a precocidade da vida sexual. A partir desse caso Hermine observou que o jogo fornecia excelentes possibilidades de compreensão dos fantasmas, instituindo uma primeira forma de analise infantil q se vinculou primeiramente a educação. Não utilizou interpretações como a analise de adultos por entender que o EGO da criança infantil não estava suficientemente desenvolvido.
A criança tem imaturidade e o terapeuta deve se abstecer de fazer interpretações psicanalíticas no primeiro momento. A criança as vezes pode não compreender. Quando trabalhamos com ela, estamos trabalhando com a família também, e essas famílias podem ter historias pesadas, que não seriam interessantes a criança ter contato de inicio.
KLEIN: Para ela as crianças podem sim ser analisadas e trabalhadas, ter acesso aos conteúdos Ics, podem ser motivadas dentro de si mesmas para a analise. Podem ser analisadas do mesmo modo que os adultos. Ela foi a iniciadora da técnica psicanalítica p as crianças, preconizando a aplicação do jogo, por entende-lo como um fantasma masturbatorio. Falava que muitas vezes quando a Cr manipula um brinquedo, vivencia situações que vive ou viveu na brincadeira ou em alguns casos o que ela fantasia ou que simplesmente quer te dizer. Cria e recria a sua realidade. Mt comum ela começar brincando de uma forma e terminar de outra, manipulando os brinquedos. * Ao brincar, a Cr domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os ao exterior, sendo possível pois a Cr tem capacidade de simbolizar.
FREUD: Segundo este, as Crs brincam para fazer alguma coisa que na realidade fizeram com elas.
Através do brinquedo a Cr não so realiza seus desejos, mas tbn domina a realidade, devido ao processo de projeção dos