A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA PARA A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JOSÉ ANTÔNIO PROENÇA AIRES
A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA PARA A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
MACAÉ
2012 – 1º semestre
SUMÁRIO
1 TEMA 02
2 PROBLEMA 03
3 OBJETIVOS 04
3.1 OBJETIVO GERAL 04
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 04
4 JUSTIFICATIVA 05
5 METODOLOGIA DA PESQUISA 06
5.1 ABORDAGEM 06
5.2 TIPO DE PESQUISA 06
5.2.1 Quanto aos fins 07
5.2.2 Quanto aos meios 07
5.3 UNIVERSO 07
5.4 AMOSTRA 07
5.5 COLETA DE DADOS 08
5.6 TRATAMENTO DOS DADOS 08
5.7 LIMITAÇÕES DO MÉTODO 09
6 REFERENCIAL TEÓRICO 10
7 REFERÊNCIAS 14
TÍTULO
A contabilidade como ferramenta para a administração financeira.
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade através de suas ferramentas permite várias estratégias de crescimento das empresas através do desenvolvimento de uma gestão de sucesso, a partir de seu suporte para o planejamento financeiro. A escassez de ferramentas não permite aos gestores o acompanhamento e análise para avaliar o desempenho empresarial para a tomada de decisões.
A formalização do processo de planejamento econômico e financeiro através das ferramentas de Contabilidade permite auxiliar a análise dos resultados obtidos, e, ao mesmo tempo, fornece parâmetros confiáveis para a tomada de decisões. A gestão financeira permite aos gestores uma visão da empresa e do mercado em que atua, e é um grande avanço na prática administrativa para prever as dificuldades que podem surgir no futuro e as formas de lidar com as incertezas.
A Gestão Estratégica de Negócios está diretamente relacionada ao controle financeiro e contábil que compreende as habilidades e competências humanas vastamente exploradas aplicadas a Gestão empresarial, cuja Contabilidade se constitui no principal suporte.
É fundamental aos gestores o trato com a informação e as tendências de Mercado em um processo estratégico fundamental para a