Trabalhoo
A Contabilidade Gerencial está voltada à tomada de decisões dos agentes internos da organização. Com isso, utiliza-se de dados da Contabilidade de Custos e mesmo da financeira, trabalhados de acordo com premissas e conceitos próprios estabelecidos pelos usuários de acordo com modelos, os quais podem não ser os mesmos daqueles geralmente aceitos.
A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis, tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhes mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes em seu processo decisório. De maneira geral, pode-se afirmar que todo procedimento, técnica, informação ou relatório contábil feitos “sob medida” para que a administração os utilize na tomada de decisões entre alternativas conflitantes, ou na avaliação de desempenho, recai na contabilidade gerencial.
A principal função da contabilidade gerencial é ser utilizada como uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão, garantindo que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, através de compilação, síntese e análise da informação. A contabilidade gerencial tem ainda a função de fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa e organizar o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.
A contabilidade não pode ser encarada apenas como um serviço obrigatório ou uma despesa, se usado de uma forma, que não apenas como tributação, pode ser uma arma muito importante para gerar lucro e sair na frente da concorrência. O lucro pode ser alcançado por produtos, percentual sobre vendas, hora de serviço ou atividade. Além disso, vale ressaltar que os fatores