Contabilidade
1 CONTABILIDADE GERENCIAL 5
1.1 O SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL COMO SUBSÍDIO AOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NAS PEQUENAS EMPRESAS. 5
1.1.1 Existe de fato uma Contabilidade Gerencial? 6
1.1.2 Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Financeira 6
1.1.3 A importancia de Contabilidade para as funções administrativas 7
1.1.4 Criação de valor 8
1.1.5 Principais diferença entre Contabilidade Gerencial e Financeira 9
1.1.6 Contabilidade Gerencial no processo integrado de administração para a tomada de decisão 10
2 MÉTODO DUPONT E TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA 12
2.1 MÉTODO DUPONT 12
2.2 TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA 13
2.3 FLUXOGRAMA 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
A intenção deste trabalho é apresentar a Contabilidade como um instrumento gerencial que está em contínua evolução, cada vez mais, considerada como ciência auxiliar de projeções para o processo decisório da Administração, que depende de tecnologia para o desenvolvimento de seus projetos. Abordaremos temas como a caracterização da Contabilidade Gerencial, a utilização das informações geradas pelo sistema de informação contábil, Contabilidade Gerencial X Contabilidade Financeira, a importância da Contabilidade Gerencial para administração, a criação de valor, a importância para a tomada de decisão, o Sapiens- Gestão Empresarial, entre outros.
A Contabilidade, como ciência, apresentou muitas mudanças nas últimas décadas, mais do que nunca, deixou de ser apenas um instrumento de escrituração fiscal e histórica para contentar as exigências do estado e passou a ser considerada como uma ferramenta que atua diretamente na tomada de decisão.
Este trabalho está estruturado em dois capítulos onde o primeiro traz uma introdução da Contabilidade Gerencial e sua importância para tomada de decisão. O segundo trata da implantação dos Sistema de Informação e sua real importância. Por fim, são apresentadas as considerações a que se chegou a este trabalho realizado.
1