ensaio sociologia
Nos países da America latina aconteceram varias revoluções políticas e culturais, o que serviu de inspiração para que outros países da America também as fizessem, com diferentes ideologias e perspectivas para a libertação do povo, direitos e democracia para as classes menos favorecidas e pelo fim da desigualdade social.
No México, a Revolução de 1910 teve seu início com os camponeses que reivindicavam as suas origens indígenas. A revolução tinha como principal objetivo a distribuição de terras entre os camponeses, que eram a maior parte da população e que realmente necessitavam dessas terras para viver. E por conta dessa necessidade da população, iniciou-se então a revolução mexicana.
Desta revolução surgiram dois grandes nomes da historia mundial, Francisco
Pancho Villa e Emiliano Zapata.
O líder revolucionário, Emiliano Zapata(1873-1919), que é descendente de índios e espanhóis, tornou-se a figura política de maior destaque no México e o principal líder popular. As principais exigências de Zapata eram a reforma agrária e a revalorização da cultura indígena.
Apoiando guerrilhas, conseguiu combater e por fim a um regime ditatorial do então comandante Porfírio Díaz. Porém Francisco Madero, que ocupou o lugar de Díaz no comando do país, vai contra suas reinvidicações e coloca todo o exercito contra a sua guerrilha. Zapata acaba por romper relações com Madero e então organiza uma reforma agrária por conta própria, liderando movimentos de guerrilhas contra grandes proprietários de terras, ordenando assim a execução de tais e distribuindo as terras para seu povo.
Uma das grandes contribuições de Zapata foi também o Plano Ayala, que era um manifesto pela reforma agrária mexicana, e que, em seguida, foi adotado por vários movimentos sociais na América Latina.
Em 1919, Zapata foi assassinado em uma armadilha preparada pelo exercito mexicano, e com sua morte, o movimento camponês praticamente acabou, o que culminou na vitória da