Serviço Social - A relação entre família e escola
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
DOCENTE: MÁRCIA CRISTINA RIBEIRO
DISCENTE: MARIA QUITÉRIA
Salvador/BA
2015.
1. Tema:
EDUCAÇÃO
1.1. Subtema ou tema delimitado:
A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA
2. POPULAÇÃO (Família dos Alunos)
No século XXI, várias mudanças ocorridas no plano socioeconômico-culturais, por causa da globalização e do sistema capitalista, vêm interferindo na estrutura familiar, havendo alterações no padrão tradicional da família.
Amaral 2001, fala das famílias e não só de uma família, para que possamos compreender a diversidade de relações que convivem na sociedade. Observa-se que a família é, portanto, uma construção social que varia segundo as épocas, permanecendo, no entanto, aquilo que se chama de “sentimento de família”.
O universo do mundo familiar, sendo único para cada família, é um espaço de privilégios para garantir sobrevivência e proteção aos membros e filhos, independente de como vive estruturado esse lar. A família faz toda diferença na sociedade, dando exemplos e influência na personalidade e caráter das pessoas.
A família é a primeira base das relações entre seres humanos. É um espaço privilegiado onde o indivíduo recebe a primeira função educativa em sua vida. Antes da escola, da igreja ou de qualquer outro grupo social ele emerge da família, sendo esta a sua principal referência, e é através da convivência familiar que se procede ao crescimento qualitativo na vida da criança e do adolescente. (KALOUSTIAN - 1988)
[…] a família é o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia os aportes afetivos e, sobretudo, materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e