Ensaio da sociologia da juventude
As políticas públicas para os jovens é um meio muito relevante para buscar a diminuição dos jovens na vida criminal. Os programas como: Projovem, Prouni, Bolsa Família, Bolsa Escola e o Fies são as vertentes que criam novos caminhos para diversos jovens Brasileiros. O projovem foi criado em 2005 como ação integrante da política nacional da juventude lançada pelo o governo federal.
A constituição desse programa é pautada no desenvolvimento de ações que priorizem a educação, a cultura, e saúde dos jovens mais vulneráveis e menos contemplados pelas as políticas públicas existentes naqueles momentos, a faixa estaria dos jovens contemplados pelo o programa seriam os de 18 a 24 anos que haviam terminado apenas a quarta séria, mas não concluindo a oitava série do ensino fundamental e não tinha vínculos formais de trabalho.
O programa foi caracterizado como emergencial e experimental, baseando sua proposta curricular em novos modelos que buscassem ensinar uma educação ainda mais de qualidade para os jovens brasileiros. A discussão de políticas públicas para os jovens como é o caso do projovem, começa nas escolas e nas universidades. Assim ao discutir o conceito de políticas públicas nas escolas, nota-se a força dos grêmios estudantis em constrói um processo de mobilização grande em prol de situações melhores para os jovens.
As lutas dessa mobilização são grandes e muito presentes ao longo da história, um exemplo disso é a reivindicação ao aumento das passagens de ônibus, luta por fardamentos escolares e outros. Desta forma o conceito de políticas públicas que se tem colocado hoje em dia, é