Por uma educação musical Antirracista
PÓS GRADUAÇÃO EM MÚSICA E EXPRESSÃO
PEDRO FERNANDO ACOSTA DA ROSA
ENSAIO Por uma educação musical anti-racista: Uma nova abordagem da sociologia da música
Ensaio apresentado na disciplina: Abordagem metodológicas em educação musical Profª Denise Bundchen para obtenção de nota.
NOVO HAMBURGO
2013
Por uma Educação Musical Antirracista: Uma nova abordagem da sociologia da música.
Pedro Fernando Acosta da Rosa
UNIVERSIDADE FEEVALE
Pedroacosta26@hotmail.com
Resumo:
O presente ensaio visa mostrar que a música sendo uma área das Artes tem papel fundamental na erradicação do racismo e abri a discussão sobre a importância de se pensar a cultura musical negra e afrobrasileira na sua totalidade e não de maneira reducionista.
Traz também, a importância de se pensar uma nova educação musical alicerçada nos direitos humanos. Cita os principais artigos e legislações como a lei 10.639/2003 e o papel que a disciplina de artes tem na erradicação do racismo.
Apresenta argumentos referentes a uma educação musical anti-racista através do estudo de preconceito etnomusical na literatura musical, o fim do reducionismo como é visto a contribuição negra na música erudita e os valores civilizatórios afrobrasileiros presentes nas estéticas metodológicas musicais de jovens. Analisa criticamente as propostas educacionais do Método do Passo e da Pedagogia Barbatuques que tratam as musicalidade negras como cultura brasileira.
Mostra, por fim, a relevância de se pensar novos estudos, pesquisas acadêmicas voltadas para uma nova sociologia da música e da área da educação musical que se conecte com a literatura negra, com as pesquisas e orientações do MEC, do Conselho Nacional de Educação, bem como embasados nas legislações anti-racista e Plano Nacional de Educação.
Palavras chaves: Educação musical- racismo- sociologia da música.
Introdução:
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases