online de portugues unip
a.
Positivismo – que justificava a organização social, a partir das diferenças de “raças”.
b.
Grupo Eugenista – contrários à miscigenação, alegavam ser a união das “raças” um mal social que impedia o progresso da sociedade.
c.
Capitalismo – investimento no livre comércio e na competitividade de mercado.
d.
Estão corretas as alternativas “a” e “b”.
e.
Somente a alternativa “c” está correta, pois a competitividade burguesa criou a exploração da mão de obra dos menos favorecidos.
0,3 pontos
Pergunta 2
1.
a.
a distribuição racial nas diversas regiões brasileiras se dá de maneira desigual, concentrando-se pretos e pardos nas regiões mais pobres do país.
b. nas regiões Norte e Nordeste, os brancos estão em minoria, com 23,6% e 28,8%, respectivamente.
c. a região Nordeste é a que apresenta o maior número de pretos, e a região Sul, o menor número de pardos, em relação ao restante do país.
d. as diferenças regionais apresentadas no gráfico acima não mostram relação com a condição social e econômica dos afrodescendentes no Brasil.
e. pode-se afirmar que a região Centro-Oeste é a mais próxima à média da população brasileira no quesito distribuição racial.
0,3 pontos
Pergunta 3
1. Entre as bases legais para o estudo das relações étnico-raciais na formação de professores, assim como no contexto curricular das escolas da educação básica, estão:
I. Lei 10.639/03 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira”.
II. Lei 11.645/08 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “historia e cultura afro-brasileira e indígena”.
III. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/90 que determina a exemplo da LDB 9394/96: gestão democrática nos estabelecimentos de ensino oficial.
IV.