Flavia
Vigilância Sanitária para buffets
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estipulou regras para empresas que produzem quaisquer tipos de alimentos, a fim de garantir a higiene em cada estabelecimento.
O Buffet deverá utilizar água potável e possuir, obrigatoriamente, um reservatório para controlar a água para consumo. Limpeza e higiene são itens obrigatórios para quem trabalha com alimentação, os funcionários deverão utilizar uniformes e cuidar da higiene pessoal. Além da higiene operacional, que estipula os hábitos de limpeza do trabalhador. O campo da higiene ambiental é a limpeza periódica dos utensílios, estoques, instalações e reservatórios de água.
É criado o manual de Boas Práticas de Produção, Manipulação e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos, o qual estabelece procedimentos a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento que será manuseado. O Procedimento Operacional Padronizado (POP) é um manual de instruções sequenciais que descreve como os alimentos devem ser produzidos, armazenados e transportados. Essas instruções devem ser implantadas pelo Buffet.
Há dois tipos de Controle de Saúde estipulados pelo Ministério do Trabalho e pela ANVISA, direcionados aos trabalhadores. O primeiro diz respeito ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que é responsável por avaliar e prevenir doenças adquiridas no exercício de cada profissão. O segundo é a supervisão da saúde clinico, o qual avalia a saúde do funcionário e se o mesmo está apto para trabalhar, nesse caso, o individuo não pode ser portador de doenças infeccionas ou parasitárias.
A Vigilância Sanitária para buffets merece atenção especial, pois visa a limpeza do ambiente a fim de evitar doenças e males causados pela ausência de higiene-sanitária.