Flavia
O sistema reprodutor humano têm a função básica de permitir a fecundação (união de uma célula sexual masculina e com uma célula sexual feminina) e de permitir o desenvolvimento de novo ser. “ Segundo a oms, a sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, e intimidade que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos, e somos tocados; é ser-se sexual e ao mesmo tempo sensual, a sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso influencia também a nossa saúde física e mental”
Carateres sexuais secundários:
Rapariga: seios desenvolvidos, ancas arredondadas, pelos no púbis e nas axilas, aparecimento do acne.
Rapaz: órgão sexuais (testículos e pénis) desenvolvidos, voz grossa, primeiras ejaculações, aparecimento da acne, ombros largos.
Os sistemas reprodutores feminino e masculino são constituídos por:
Gónadas ou glândulas sexuais que produzem as células sexuais ou gâmetas e hormonas sexuais;
Vias genitais ou canais que armazenam e transportam os gâmetas até ao exterior;
Órgãos genitais externos.
O sistema reprodutor masculino apresenta ainda as glândulas anexas, responsáveis pela produção de secreção indispensáveis à sobrevivência dos gâmetas.
Gónadas:
Testículos, glândulas responsáveis pela produção de gâmetas masculinos – os espermatozoides - pela secreção de uma hormona sexual masculina – a testosterona. Localizam-se fora da cavidade abdominal, num saco exterior denominado o escroto.
Vias genitais:
Epidídimos, tubos enovelados onde se dá a maturação dos espermatozoides (processo que os torna férteis e móveis)
Canais diferentes, canais onde se armazena a maioria dos espermatozoides. Têm também como função transportar os espermatozoides até a uretra.
Uretra, canal que serve para eliminar a urina e o esperma para o exterior.
Glândulas anexas:
Vesicula seminais, glândulas que segregam o líquido seminal, muco rico em substâncias nutritivas para os espermatozoides.