Alimentação Natural para Gatos
Roteiro de adaptação para gatos
Aqui está um roteiro básico para passar gatos adultos e saudáveis para a dieta natural. Desenvolvi esse passo-a-passo partindo do princípio que você leu o texto do Dr. Thompson (no final da página), muito mais completo e abrangente. Mas fica aqui uma referência organizada e objetiva dos principais pontos propostos no post anterior. Em princípio este é o modelo que vamos seguir com nossos gatinhos. E por enquanto estamos no primeiro passo.
1- Mudando a rotina
Se seu gato é alimentado com ração seca à vontade, corte esse hábito, pois é infinitamente mais fácil mudar a dieta para alimentação crua se o gato estiver acostumado a comer em horários pré-determinados. Comece retirando a ração e oferecendo-a, por exemplo, das 7:00 às 8:00 da manhã, das 14:00 às 15:00 da tarde e das 20:00 às 21:00 da noite. Resista aos miados pedindo que você volte a disponibilizar a comida 24 horas por dia. Gatos não precisam beliscar o dia todo, eles podem sim ter horário para comer, assim como os cães. Habitue-se a sacudir o pote de ração e a chamar o gato para que ele fique atento e não pule refeições. Faça isso por uma semana.
2- Estabelecendo a rotina
Após esse período, diminua a quantidade de refeições para duas por dia, nos horários de sua conveniência e de mais fome do gato. Lembre-se de deixar a comida disponível apenas por uma hora a cada vez. Faça isso por alguns dias.
3- Ração úmida
Compre uma latinha de ração úmida para gatos considerada de boa qualidade e misture um pouco dessa ração à ração seca que ele vinha comendo, gradativamente. Vá aumentando a quantidade do novo alimento e reduzindo o volume da ração anterior. O ideal é que você demore uma semana até que o gato esteja recebendo somente a ração úmida.
4- Introduzindo carnes cruas
Compre um pouco de peito de frango (de preferência orgânico, sem promotores de crescimento ou antibióticos) moído, de boa procedência. É importantíssimo