orcamento publico
Curso - Ciências Contábeis Disciplina: Gestão Financeira
Profa. Jumara
Auna: Susana Helena Vieira
Exercício 2
(1) Descreva de forma geral o mercado financeiro e as instituições financeiros que a compõem.
Na economia as estruturas de mercado ou formas de mercado descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. As vezes as condições para a deter poder de mercado são restritas, existindo muito poucos mercados com o pleno poder. Portanto algumas estruturas podem servir somente como ponto de referência para avaliar outros mercados no mundo real.
O Sistema Financeiro Nacional do Brasil é formado por um conjunto de instituições, financeiras ou não, voltadas para a gestão da política monetária do governo federal. É composto por entidades supervisoras e por operadores que atuam no mercado nacional e orientado por três órgãos normativos: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional da Previdência Complementar (CNPC).
(2) Identifique os ativos financeiros existentes no mercado e como podem ser classificados.
Ativos financeiros podem tanto ter a forma de dinheiro, como podem identificar a posse sobre algum direito. Por exemplo, ao se colocar dinheiro na poupança, o investidor recebe uma caderneta de poupança. A posse de uma caderneta de poupança identifica que o investidor possui direito sobre tal montante e da mesma maneira, o banco tem um débito com o investidor, uma dívida. Os ativos financeiros são classificados de acordo com sua liquidez. Liquidez é a capacidade deste ativo se transformar efetivamente em dinheiro. Os ativos mais líquidos são aqueles que mais rápido se transformam em dinheiro, aqueles dos quais o investidor pode dispor mais