SOCIOLOGIA RELIGIOSA DA RELIGIÃO: ENSAIO SOBRE SUAS IMPOSSIBILIDADES E POSSIBILIDADES
SOCIOLOGIA RELIGIOSA DA RELIGIÃO:
ENSAIO SOBRE SUAS IMPOSSIBILIDADES E
POSSIBILIDADES
RELIGIOUS SOCIOLOGY OF RELIGION:
ESSAY ON ITS IMPOSSIBILITIES AND
POSSIBILITIES
Breno Martins Campos
Doutor em Sociologia pela PUC-SP, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e vice-líder do
Grupo de Pesquisa Gênero, Religião e Política, da PUC-SP.
E-mail: trieb.campos@ig.com.br
RESUMO
Em diálogo com clássicos das ciências sociais do passado e do presente, e com olhar voltado para o caso brasileiro, este artigo discute a sociologia da religião feita por sociólogos religiosos, não como uma impossibilidade, antes, como uma trabalhosa possibilidade, garantida pelo seguimento e rigor do método científico.
PA L AV R A S - C H AV E
Sociologia; Religião; Brasil; Pierre Bourdieu; Antônio Flávio Pierucci.
A B S T R AC T
Dialoguing with the classics of social sciences, both past and present, and facing the Brazilian case, this essay discusses the sociology of religion elaborated by religious sociologists, not as an impossibility, rather as a hard work, warranted by applying and obeying the scientific method.
K E YW O R D S
Sociology; Religion; Brazil; Pierre Bourdieu; Antônio Flávio Pierucci.
112
CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - HISTÓRIA E SOCIEDADE
Volume 5 • N. 5 • 2007
Algumas opiniões minhas foram relativizadas sob o argumento extra-científico de que pertenço a determinada instituição religiosa. Não fui criticado a partir da propriedade ou não das idéias, mas a partir de argumento “extra-campo”. Porém, pergunto: onde está o cientista absolutamente virgem quanto a preconceitos culturais, de formação etc.? Alguém poderia afirmar com total segurança que caminha na direção de um objeto de estudo absolutamente nu, desarmado? Mesmo que assevere que, em relação à religião, seu objeto de estudo é ateu (conceito já carregado de paradoxal compromisso), agnóstico ou materialista, já contaminou suas posições. O que conduz o cientista a