Ativos vegetais no tratamento de HLDG e gordura localizada
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos o padrão de beleza vem sofrendo mudanças radicais. Com a valorização da aparência, muitas pessoas vivem sob a ditadura de um corpo perfeito e, a todo momento, surgem novas dietas, tratamentos estéticos, tipos de ginásticas ou produtos que prometem alcançar essa perfeição.
Dentre os principais motivos de queixas em relação às imperfeições estéticas, principalmente entre as mulheres, estão a gordura localizada e o Hidrolipodistrofia Ginóide (HLDG). Diversos cosméticos com diferentes princípios ativos prometem o tratamento, no entanto há pouca informação científica disponível a respeito dos mecanismos de ação, dos efeitos fisiológicos, das restrições ou contraindicações desses medicamentos. Esta falta de informação dificulta o trabalho dos profissionais da estética que buscam avaliar cuidadosamente cada produto de modo a optar pelo uso daqueles que, além de mais eficientes, também representem menor risco à saúde.
Ao longo deste trabalho, apresentaremos informações sobre alguns procedimentos estéticos para a redução de gordura localizada e para o tratamento na melhora dos quadros de HLDG, como aplicação de técnicas de massagens modeladoras utilizando cosméticos formulados à base de princípios ativos vegetais.
Massagem Modeladora
Basicamente, os movimentos da massagem modeladora são os mesmos da massagem relaxante, porém efetuados com maior pressão e vigor. (OLIVEIRA; LOBO 2008). A sequência de movimentos manuais auxilia no processo de transporte e posterior eliminação das toxinas e impurezas.
Aliados aos hábitos de vida saudável, os movimentos da massagem poderão auxiliar no processo de eliminação da gordura localizada que se acumula em pontos específicos de nosso corpo. A massagem modeladora proporcionará outros benefícios como o aumento da circulação sanguínea ajudando a relaxar músculos, promovendo o alívio das tensões