Produção Mais Limpa
A palavra monopólio vem do grego monos – um; polein – vender, ou seja, apenas uma empresa ou produtor disponibiliza o serviço ou produto pela demanda para cobrir as indispensabilidade do determinado setor.
Pode se dizer que o monopólio foi criado na primeira metade do século XIX na Inglaterra, que se auto intitulava a “oficina do mundo”, que após passar pelo capitalismo liberal, era o país mais desenvolvido no mundo na época e controlava o comercio por vias marítimas, somente quem era autorizado pelos ingleses poderiam navegar pelo canal da mancha e até no Oceano Atlântico. Com o seu desenvolvimento tecnológico na revolução industrial os ingleses conseguiram se expandir, e como ajudavam a população a migrar para as Américas e tinha colônias no novo continente, estabelecia o preço das importações e exportações, tanto na América do Norte, com os Estados Unidos da América. Já na América do Sul quando Dom João VI chegou ao Brasil, com o auxilio da marinha inglesa para fugir de Napoleão Bonaparte, declarou a abertura dos Portos brasileiros, onde antes, todos os produtos importados e exportados no país deveriam obrigatoriamente passar pela alfandega portuguesa graças ao pacto colonial que garantia a Portugal o monopólio do comercio exterior da Colônia , que agora não precisava mais já que com a abertura dos portos o Brasil estava livre para comercializar diretamente com os países aliados.
Para que a empresa seja um monopólio não deve existir produtos alternativos ou substitutos para o seu produto e também não pode se deixar cogitar que entre outra concorrência no mercado, como a empresa USHAUSHASU que é uma grande empresa no setor agrícola que sempre que se abre uma nova possível concorrência ela, sendo maior, a compra para acabar com ela. O monopólio acaba sendo evitado no Brasil e na maioria dos países capitalistas, pois a legislação proíbe o monopólio absoluto. Ele só é permitido no tipo de indústria que em que o caráter técnico não possibilita