PRODUÇÃO MAIS LIMPA
1Pimentel, S.M.F
2Neri, Jonerson
1 ASCES – Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico, Sandra Morgana de Freitas Pimentel do curso de Engenharia Ambiental
2 ASCES – Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico, Jonerson Neri do curso de Engenharia Ambiental
ASCES – Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico, Henrique John do curso de Engenharia Ambiental
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
RESUMO – Este artigo tem como objetivo mostrar a Gestão Ambiental como uma ferramenta tecnológica mais rentável e reestruturadora dos últimos anos, pois a concorrência entre as indústrias está cada vez maior, fazendo com que se busque vantagens cada vez mais competitivas. Correlacionados a isso, estão todos os acidentes naturais que vem ocorrendo ao redor do mundo tendo como consequência a redução drástica de recursos naturais, trazendo também a consciência ambiental. As melhorias que se sobressaem são modificações em processos produtivos (operacionais), investimentos em tecnologias limpas e renováveis e qualificação de pessoas, pois mesmo sendo eficaz a gestão do todo deve-se continuar disseminando o conhecimento adquirido, este deixando de ser regra para se tornar um hábito de modo a estimular nas empresas o enfoque proativo com relação as questões ambientais.
Palavras-Chaves: Meio Ambiente, Produção mais Limpa, Gestão Ambiental, Ecoeficiência.
1.Introdução
O que é Produção mais Limpa? É um conjunto de ferramentas que devem ser usadas nas empresas com intuito de integrar a tecnologia ao processo de fabricação de um produto, minimizando a geração de resíduos e emissões, reutilizando-os.
Agora mais que nunca é necessário