Análise das propostas do candidato Everaldo
Trabalho de Filosofia
Grupo: Gabriel Martins Ferreira- 115005-7
Heinrich Edelmann- 115018-9 Leticia Gabriela Ferrari- 115005-7 Natália Bartolini Izzo- 115016-2
Bragança Paulista,
2014
1. Introdução
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estados chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que se estenderam ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265, já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".
Os partidos políticos são organizações burocráticas que visam à conquista do Estado e buscam legitimar esta luta pelo poder através da ideologia da representação e expressam os interesses de uma ou outra classe ou fração de classe existentes. Assim, os quatro elementos principais que caracterizam os partidos políticos são: organização burocrática; objetivo de conquistar o poder do Estado; ideologia da representação.
2. PSC - Partido Social Cristão
O PSC foi fundado em maio de 1985 e surgiu com base nos ideais de brasileiros que tinham o objetivo de contribuir para a consolidação da democracia no Brasil, reinserida no país depois de duas décadas de regime militar.
Naquele momento, acreditavam ser preciso implantar o pluralismo partidário para