Experimentos de Quimica
Objetivo: Deixar a mistura incolor
Resultado: O Permanganato de potássio (KMnO4) contém potássio, manganês e oxigênio, tudo isto juntos tem a cor de violeta, ao acrescentar o acido acético e a água oxigenada a mistura se torna incolor por que acontece uma separação das partes do permanganato que são incolores quando estão separados por isso faz com que a mistura fique totalmente incolor.
A reação desse sistema segue a equação geral e balanceada abaixo:
2 KMnO4 (s) + 3 HAc (aq) + 5 H2O2 (aq) → 2 KAc (aq) + 2 MnAc (aq) + 8 H2O (l) + 5 O2 (g) Obviamente o termo HAc na equação significa Ácido Acético, onde Ac implica CH3COO- . Dentro desse sistema os materiais formados não geram nenhuma coloração, visto que tanto o acetato de potássio como o acetato de manganês são SOLÚVEIS no ambiente gerado. O sistema todo fica incolor porque a solução de acetato de manganês ou potássio é incolor. Aqui o permanganato de potássio funciona como um oxidante (como quase sempre, aliás), enquanto o ácido acético está como um redutor. A função da água oxigenada também é de oxidante.
Experimento 2: 5 ml de Permanganato de potássio (KMnO4) 5 ml de Água oxigenada (peróxido de hidrogênio H2O2).
Objetivo: Encontrar uma cor marrom escura
Resultado: Adicionando água oxigenada (peróxido de hidrogênio H2O2) ao Permanganato de potássio (KMnO4) podemos observar o aparecimento do oxido de manganês onde será encontrada uma cor marrom escura.
A reação do experimento segue a equação geral e balanceada abaixo:
2 KMnO4 (s) + H2O2 (aq) → 2 KOH (aq) + 2 MnO2 (s) + 2 O2 (g)
O óxido de Manganês IV é o responsável pela coloração escura. Esse material formado é INSOLÚVEL no ambiente resultante, gerando assim partículas que interagem com a luz e fazendo emergir assim uma cor do sistema. O sólido em questão é