MILE DURKHEIM 2
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
CURSO DE GRADUCAÇÃO EM PEDAGOGIA.
TEMA: ÉMILE DURKHEIM
INTEGRANTES DO GRUPO:
ALICE PEREIRA, ANA CLARA DA
SILVA, BRUNA CAETANO,
GABRIELA WON-HELD E LAIS
ÉMILE DURKHEIM
Quem foi Émile
Durkheim?!
Foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência. Sociedade é mais do que a soma de suas partes.
Fatos sociais na visão de
Durkheim.
CITAÇÕES:
“A principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.”
“A sociedade encontra-se, a cada nova geração, na presença de uma tábua rasa sobre a qual é necessário construir
Obras de Émile Durkheim:
Durkheim escreveu diversos livros, os principais foram: o Da divisão do trabalho social, de 1893 o Regras do método sociológico, de 1895 o As formas elementares de vida religiosa, de
1912
o O suicídio, de 1897
Émile Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio.
Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo.
Discutiu o fato de que na sociedade moderna, a divisão do trabalho ser bem maior do que antes.
Várias classes de funcionários foram criadas nas fábricas. Numa linha de produção, um trabalhador não precisa saber de todo o processo de fabricação do produto, apenas da parte que lhe foi conferida. Isto gerou uma dependência cada vez maior. Antes, o fazendeiro trabalhava na sua