A sociologia de Durkheim
1. SITUAÇÃO DO AUTOR
1.1. Marcos sociais
David Emile presenciou uma serie de acontecimentos:
1º de setembro de 1870: derrota de sedan;
28 de janeiro de 1871: capitulação diante as tropas alemãs;
18 de março e 28 de maio: inserção da comuna em paris;
04 de setembro: proclamação da III republica;
Em 1875 teve a formação do governo provisório eleição do primeiro presidente;
Assinatura do tratado de Francfort.
A vida de David Émile foi marcada pela disputa Franco- Alemã,nesse contratempo, Durkheim participou de movimentos marcantes como o “vazio moral”,medidas de ordem política, a primeira sendo o divorcio da frança ,representação laica,implantação do novo sistema como ministro da instrução publica em 1882,escola obrigatória e gratuita, proibição do ensino religioso.
Em 1895 criação da CGT, bipolarização social, o objeto de preocupação do movimento operário, que inaugura, com a fundação da CGT no congresso de limones,uma nova era do sindicalismo,usando a greve como instrumento de reivindicação econômica.,objetivando-se também a produtividade do trabalho como o taylorismo(1912), difusão da ideia de que o proletariado poderia deixar de ser revolucionário para ser proprietário.
Já na ecole Normale Supérieurie, David Emile assistiu aulas de Boutroux,q assinala os principais marcos da época:progresso da ciência, progresso da democracia,enfim, Durkheim foi um homem que assistiu o advento e a expansão do neocapitalismo, ou do capitalismo monopolista.
1.2. Deikheim e os homens do seu tempo
Durkheim nasceu em Epinal,entre a Alsácia e a Lorena, a 15 de abril de 1858,morreu em 1917,de família judia. Na normale vai se encontrar com alguns homens que marcaram a sua época, entra em 1879 e sai 1882, tornando amigo intimo de Juares, foi colega de Berson.Durante os anos que ensinou filosofia em vários liceus da província. A Franca apesar de ser, num certo sentido sofreu com a reação antipositiva, certa confusão com o socialismo, havia uma