Sociologia de Durkheim
A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social.
Fato social é toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior: ou então, que é geral do âmbito de umadada sociedade tendo, ao mesmo tempo uma existência própria, independente dassuas manifestações individuais”.Durkheim atribuiu ao Direito um papel primordial na engrenagem da vidasocial. Segundo ele “o símbolo visível na solidariedade social é o direito”. Diztambém que “a vida geral da sociedade não se pode desenvolver um pouco q sejase, que o direito se desenvolva ao mesmo tempo e na mesma relação”
Definiu o direito como “regras de sanções organizadas”, Durkheim constataque uma classificação cientifica dos gêneros do direito não pode ser elaboradasegundo a distinção, usual entre o Jurisconsultos,entre o direito público e direito privado, a aquel não persegue senão fins práticos”, e só designa duas classes dedireito: o direito privilegiado e o direito não privilegiadopelo estado
Solidariedade mecânica e Solidariedade Orgânica
Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica
-Solidariedade mecânica
Para ele a solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs.
Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. São justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.
-Solidariedade orgânica a solidariedade orgânica é a do tipo que predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior diferenciação individual e social .Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante