Sociologia de durkheim
QUESTÕES SOCIOLOGIA
ANGELITA CAMPOS
1) Para Durkheim quais são as principais diferenças entre as sociedades tradicionais e modernas?
-R -As sociedades primitivas são definidas como agrupamentos nos quais existe uma maior homogeneidade entre os indivíduos. Vivendo com tarefas simples, e com o desenvolvimento da divisão do trabalho, caracterizada pela "solidariedade mecânica", de forte consciência coletiva ,a solidariedade mecânica predomina quando existe grande semelhança entre os indivíduos da sociedade, que partilham sentimentos, adotam os mesmos valores e admitem as mesmas crenças.
A solidariedade orgânica é o consenso resultante da diferença, fenômeno que caracteriza a sociedade moderna, teremos uma maior diferenciação dos indivíduos e suas tarefas. Ao mesmo tempo que aumenta a variedade dos trabalhos e produtos, aumenta também a interdependência entre aqueles que os realizam, estes novos vínculos são produzidos pela divisão do trabalho.
Durkheim aponta que com o desenvolvimento da sociedade, com o aprofundamento dessas diferenciações e dessa dependência, temos também uma mudança moral na coesão interna daquele grupo social.
2) Segundo Durkheim qual a relação entre indivíduo e sociedade?
R- Durkheim parte da idéia de que o indivíduo é produto da sociedade, o indivíduo nasce da sociedade, e não a sociedade nasce do indivíduo” Durkheim definiu como objetivo da sociologia o fato social, o entende como fato social, todos os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com certa generalidade, algum interesse social” Durkheim centra o seu pensamento na relação entre os indivíduos e coletividade, patenteando sua concepção de que só se pode conhecer as partes pelo conhecimento do todo, Para Durkheim o modo como o homem age está sempre condicionado pela sociedade, logo a sociedade é que explica o indivíduo, as formas de agir apresentam um tríplice caráter: são exteriores (provem da sociedade e não do