Meus docs
Â
Era contra o positivismo, tinha uma visão cientÃfica sobre a sociologia. A Sociologia estuda a conexão de sentido (motivo sustentado pelo agente como fundamento da sua ação), desenvolvimento e efeitos da conduta (de um ou mais) – seu caráter social. Busca entender o sentido das ações, e não seus agentes (não é psicológico).
A Ação Social é a conduta humana dotada de um significado subjetivo, dado por quem o executa, o qual orienta seu próprio comportamento, tendo em vista a ação de outro ou outros (processo e não ato). Pode ser racional ou irracional: • Racional por Fins: Agimos para um objetivo, para chegarmos em algum lugar; • Racional por Valores: Comportamento que esperam da gente; • Tradicional: Como sempre foi; • Afetiva: Emoção imediata.
A Relação Social é a conduta plural (de vários), reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos, que descansam na probabilidade de que se agirá socialmente de um certo modo. Este conceito permite a passagem para o nÃvel sociológico da análise, pois passamos a avaliar um plural, e não somente a Ação Social.
Somente as consciências individuais são capazes de dar sentido à ação social, e tal sentido pode ser partilhado por uma multiplicidade de indivÃduos (relação social). Lembrando que, ao contrário de Marx, Weber dizia que é a ação social que define a relação social, e não o contrário.
A dominação depende de todas as instâncias da vida social, e não apenas a polÃtica, como dizia Marx. O poder é a probabilidade de impor, e a dominação é a probabilidade de obedecer. A dominação pode ser racional ou legal (leis), tradicional (obedecer os mais velhos) ou carismática (te respeito e gosto de você).
A atividade cientÃfica é isenta de valores. A atividade polÃtica é ligada a interesses e ideologias de classe. O desencantamento do mundo é a dominação pelo cálculo e pela precisão (provei que está certo, e você não pode