resumo
TEMA: Ação docente e história de vida: inter-relação convergente para uma prática pedagógica confessional
1 PROBLEMA A história de vida do professor das escolas públicas confessionais de Teixeira de Freitas influencia a docência de caráter dogmático?
2 HIPÓTESE:
A ação docente de carater religioso ou dogmático está diretamente envolvida com a história de vida.
3 OBJETIVO
3.1 OBJETIVO GERAL
Analisar de que forma a história de vida do professor da escola pública confessional influencia a ação docente impactando na formação dos educandos.
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
3.2.1 Identificar quais os fatores relacionados à história de vida do professor que estão presentes na prática pedagógica.
3.2.2 Salientar os aspectos socioantropológicos que marcam a relação entre educação, trabalho e a história de vida.
3.2.3 Possibilitar uma ação reflexiva sobre a relação entre a história de vida e a ação docente de caráter religioso.
4 JUSTIFICATIVA
A importância de perscrutarmos se há uma relação entre a história de vida do professor da escola pública confessional e a sua ação docente, sob uma perspectiva sócio antropológica, se faz pertinente devido a um possível viés formativo exercido por esse profissional na prática educacional. Partindo do pensamento de Pierre Bourdieu (2001), em que postula sobre a influência do sistema simbólico religioso na construção moral do indivíduo;
“A religião contribui para a imposição (dissimulada) dos princípios de estruturação da percepção e do pensamento do mundo e, em particular, do mundo social, na medida em que impõe um sistema de práticas e de representações cuja estrutura objetivamente fundada em um princípio de divisão política apresenta-se como estrutura natural-sobrenatural do cosmos” (BOURDIEU, 2001, p. 33).
A formação moral religiosa acompanha a construção humana desde o seu primórdio, e a doutrinação pode gerar definitiva conformação interna (LINDZEY, 1978). Essa quase coerção