Em cada caso
AUTOR: JOSÉ CARLOS MARION
CONCEITO DE RECEITA E DESPESA
A receita corresponde, em geral, a vendas de mercadorias ou prestações de serviços. Ela é refletida no balanço através da entrada de dinheiro no Caixa ( Receita e Vista ) ou entrada em formas de direitos a receber ( Receita a prazo ) - Duplicatas a Receber.
A receita sempre aumenta o Ativo embora nem todo o aumento de Ativo signifique Receita (empréstimos bancários, financiamentos etc. aumentam o Caixa-Ativo da empresa, mas não são receitas). Todas as vezes que entrar dinheiro no Caixa através de Receita a vista, recebimentos etc., essa operação será denominada Encaixe.
A Despesa é todo o sacríficio, todo o esforço da empresa para obter Receita. (Todo o consumo de bens ou serviços com o objetivo de obter Receita é um sacrifício, um esforço para a empresa.) Ela é refletida no balanço através de uma redução do Caixa (quando é pago no ato - a vista) ou mediante um aumento de uma dívida) - Passivo (quando a despesa é contraída no presente para ser paga no futuro - a prazo). A despesa pode, ainda, originar-se de outras reduções de Ativo (além do Caixa), como é o caso de desgastes de máquinas (depreciação) e outros. Todo o dinheiro que sai do Ciaxa pelo pagamento de uma Despesa ou por outra aplicação qualquer denomina-se Desembolso ou Desencaixe.
Se o Ativo, de forma anormal, inesperada, involuntária, perder a sua capacidade de gerar benefícios, esse fenômeno será denominado perda (por incêndio, roubo, inundações etc.). REGIME DE COMPETÊNCIA
Este regime é universalmente adotado, aceito e recomendado pela Teoria da Contabilidade e também pelo Imposto de Renda. Evidencia o resultado da empresa (lucro ou prejuízo) de forma mais adequada e completa. As regras básicas para a contabilidade pelo regime de competência são:
* A receita será contabilizada no período em que for gerada, independetemente do seu recebimento. Assim, se a empresa vendeu a prazo