eficiencia e eficacia
Diego M. Batista
Petrônio C. Carvalho Junior
Eficiência e Eficácia na Comunicação: Vídeo ou Propaganda
Salvador Setembro/2014
Lucas dos Santos Maia
Diego M. Batista
Petrônio C. Carvalho Junior
Eficiência e Eficácia na Comunicação: Vídeo ou Propaganda
Trabalho apresentado á disciplina Metodologia Aplicada ao Trabalhos Científicos– Faculdade Dom Pedro ll, como requisito parcial de avaliação do curso de Tecnologia em Petróleo e Gás.
Orientadora: Profª. Soraia Santos
Salvador/Ba Setembro/2014
Eficiência e Eficácia na Comunicação: Propaganda
A comunicação é considerada como um processo social básico, primário que torna possível a vida em sociedade, regendo todas as relações humanas. Oriunda do latim communicare, seu significado é partilhar, dividir, tornar comum, associar, proporcionando aos indivíduos relacionam-se entre si dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Segundo Pimenta (2002) “sem a comunicação todas as relações estabelecidas entre as pessoas e os diversos grupos humanos seriam impossíveis, sejam relações comerciais, de trabalho ou afetivas”.
Os seres humanos comunicam-se de diversas maneiras, por meio de gestos, palavras, emissão de sons, pelo olhar etc. Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação. Quem comunica é a fonte e, do outro lado, está o receptor. O que se comunica é a mensagem. Pode ser vista, ouvida, tocada.