Eficiencia e Eficacia
E a eficácia é o objetivo alcançado. O resultado final do trabalho tendo relação com a satisfação das necessidades da sociedade. A eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo. Ela mede o grau de satisfação e o alcance dos objetivos, face aos resultados obtidos. Quanto mais eficaz for uma tarefa, maior o nível dos resultados e maior a satisfação. A máxima eficácia é atingida com o alcance total dos objetivos pré-estabelecidos.
Por exemplo, produzir quinhentas mesas por dia com o mínimo de desperdício de madeira. Aqui o objetivo é produzir quinhentas mesas. Ao ser atingido a eficácia é máxima. No entanto, a eficiência só será máxima se for realmente desperdiçado o mínimo de madeira
Em prática, a eficácia é sensivelmente simples a medir. Já a eficiência é mais complicada mas advém sobretudo da instauração de novos métodos de produção, da automatização de procedimentos e da tecnologia presente. Assim, ganhos de eficiência traduzem-se geralmente por diminuições de custos.
http://www.portal-gestao.com/gestao/item/6196-qual-%C3%A9-a-diferen%C3%A7a-entre-efici%C3%AAncia-e-efic%C3%A1cia.html