Eficiência e Eficácia
O que é eficiência?
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certa a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
O que é eficácia?
A eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Comparativo (mínimo cinco aspectos) entre eficiência e eficácia
Eficiência
Eficácia
Foca-se no aspecto do tempo para a realização da tarefa.
Foca-se na execução da tarefa para a realização dela.
Garante o cumprimento da tarefa feita em um prazo estabelecido, porém, não garante que essa tarefa será feita com uma qualidade e de um método estabelecido.
Tem a garantia de que a tarefa será feita com qualidade, indo até mais além da “zona de conforto” do eficiente.
Preocupa-se em fazer “mais com menos”. Ou seja, fazer uma tarefa com o mínimo de recursos possíveis.
Preocupa-se na realização da tarefa de forma correta, independente do custo que ela requer.
Não corre riscos de comprometer todo o projeto por causa do tempo, pois sabe que irá fazê-lo no prazo determinado, ou de forma mais rápida possível.
O eficaz consome muito tempo para realizar a tarefa de forma correta, correndo o risco de arruinar o projeto por ultrapassar o prazo pré-estabelecido.
Eficiência, com as suas qualidades de gerenciamento de tempo, acompanhado com a eficácia, gera o que é considerado o ideal método para a produção e, também, para a administração: o Efetivo.
Eficácia, com as qualidades no controle de qualidade e no processo de desenvolvimento na linha de produção e no âmbito administrativo, gera