Eficácia e Eficiência
Castro, Rodrigo Batista ll.A obra
Esta obra é um artigo cientifico que analisa os conceitos da eficiência, eficácia e da efetividade no contexto da administração pública , apresentando a ciência da administração e da ciência jurídica verificando a existência de conflito ou não dessas duas ciências, estudando também a relação entre um principio constitucional, o principio da eficiência, e seus desdobramentos teóricos e práticos. Extraído do 30° encontro da ANPAD de setembro de 2006- Salvador/BA, contendo cinco páginas e quatro subtemas. lll. Resenha:
Parte 1- Introdução
Nesse contexto o autor ressalta sobre o objetivo do artigo, que é a analisar o principio da eficiência composto na constituição federal, com a emenda constitucional no 19, em relação ao modo antecipadamente da ciência administrativa, a autor destaca também que inicialmente será observado aspectos do modelo em relação ao Estado, administração pública gerencial, depois será apontado o novo modelo na realidade brasileira e por fim o modo como a legislação trata esses conceitos administrativos (eficiência, eficácia e efetividade).
Parte 2- Breve histórico da administração pública
Nesse contexto o autor faz alusão ao Estado e o seu modelo burocrático de administração, que durante a década de 70 foi submetido a grandes questionamentos que colocou o mesmo em xeque no mundo todo, foi um período que atravessou uma crise fiscal. A globalização havia chegado trazendo com ela inovações tecnológicas enfraquecendo financeiramente e comercialmente os governos.
Perante tudo isso Castro ressalta que o modelo de Estado e administração passaram por uma grande reformulação, surgindo assim o modelo gerencial de administração pública que busca superar o modelo burocrático. De modo que essa transformação global na administração pública é fato incontestável, como o próprio autor faz citação de Carlos Alberto Sampaio de Freitas que diz: “ A constatação