Eficácia e eficiência
Prof.° Wagner Crescêncio
13 Abr. 2015
PESQUISA DOS CONCEITOS E PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
“Segundo Peter Drucker, a eficiência consiste em fazer certas as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas” mesmo sendo semelhantes, ambos os conceitos são bem distintos na prática. Termos utilizados frequentemente na área administrativa.
A eficiência está geralmente ligada ao nível operacional, por exemplo, como realizar as operações com menos recursos (materiais, humanos, financeiros, tempo). Para ser obtido tal resultado é necessária a padronização e especialização.
Enquanto a eficácia está na maioria das vezes relacionada ao nível gerencial, medindo o grau de atingimentos das metas propostas. A máxima eficácia é ganha por meio do alcance total dos objetivos.
Como podemos ver exemplificado a seguir:
Suponhamos que haja um vazamento de água no escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. Poucos tempo depois, o vazamento volta a alagar a sala, e o nosso funcionário volta a correr atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água. 2
Por outro lado, o segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro à sala. Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso. Ele pensou ANTES de executar.
Ainda nesse outro exemplo, se uma fábrica tiver como objetivo produzir quinhentas mesas por dia é relativamente simples avaliar se é ou não eficaz na consecução deste objetivo: no final de cada dia, teríamos de contar o número de mesas produzidas e